segunda-feira, 12 de julho de 2010

Encontro de Monitorização e Acompanhamento de CNO

No passado dia 7 de Julho de 2010, o Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional do Infante participou no Encontro de Monitorização e Acompanhamento de Centros Novas Oportunidades, organizado pela Equipa das Novas Oportunidades da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e que decorreu na Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos.
A abertura do Encontro coube à Dra. Olívia Santos Silva, Coordenadora da Equipa das Novas Oportunidades da DREN, que focou a importância da criação, manutenção e dinamização da rede, da necessidade de aferir, com ritmo, os tempos entre as diferentes etapas de intervenção, a importância de denunciar as fraudes e a realização de júris de certificação abertos ao público em geral. Sublinhou, ainda, o facto de as equipas terem de trabalhar com qualidade e rigor dos procedimentos, citando o recente livro da Dra. Maria de Lurdes Rodrigues, ex-Ministra da Educação.
De seguida, a convite da DREN, decorreu a apresentação de dois Centros Novas Oportunidades: FOR-MAR e Escola Profissional do Infante.
O Centro Novas Oportunidades da FOR-MAR abordou os constrangimentos do candidato e da equipa pedagógica e as estratégias de motivação utilizadas.
No que diz respeito ao Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante, esteve sob a responsabilidade do seu Coordenador, Dr. Hugo Martins, a apresentação que focou aspectos fundamentais, tais como: as mais-valias, os constrangimentos e as estratégias do CNO, os indicadores de qualidade – as certificações parciais (de nível básico e de nível secundário) e o encaminhamento para ofertas externas – e os desafios para o futuro.
De tarde, decorreram quatro grupos de trabalho, que debateram aspectos inerentes às funções do Director / Coordenador, Profissionais de RVC, Formadores e Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento, desde as estratégias utilizadas no balanço e validação de competências, passando pelas competências em Língua Estrangeira até ao encaminhamento para ofertas formativas e educativas.
Após a apresentação das conclusões de cada grupo de trabalho, a Dra. Olívia Santos Silva encerrou o Encontro sublinhando, mais uma vez, a importância de uma rede dinâmica e da entrega que cada um que trabalha no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades deve ter.


Sem comentários: