sexta-feira, 24 de abril de 2009

Seminário Nacional “Novas Oportunidades: Uma estratégia de qualificação de jovens e adultos”




O CNO da Escola Profissional do Infante esteve presente no dia 24 de Abril de 2009, no Seminário Nacional Novas Oportunidades: Uma estratégia de qualificação de jovens e adultos, organizado pela ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais, que decorreu no Auditório da Região de Turismo, em Viana do Castelo, e que contou com o apoio da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) e da ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional.


No decorrer deste Seminário, esteve patente ao público uma Mostra de materiais produzidos pelos adultos que se encontram a aumentar as suas qualificações nos Centros Novas Oportunidades (CNO). Participaram, nesta Mostra, 35 Centros Novas Oportunidades com 82 trabalhos desenvolvidos pelos adultos durante o processo de RVCC Níveis Básico e Secundário.


Moderado pelo Dr. Paulo Feliciano, vogal da ANQ, o Seminário contou com a presença de diversas individualidades como o Dr. Luís Capucha, presidente da ANQ, o Dr. José Luís Presa, Presidente da Direcção da ANESPO, a Dra. Maria Manuela Almeida Gomes, Directora da Escola Secundária Alberto Sampaio, o Dr. Leonel Rocha, Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o Dr. Carlos Liz, membro da equipa de Avaliação Externa e o Dr. Valter Lemos, Secretário de Estado da Educação.


Encarando as Novas Oportunidades como uma estratégia de qualificação de jovens e adultos, abordaram-se questões relevantes como o facto das Escolas Profissionais serem um parceiro activo das Novas Oportunidades e a prova disso são as 44 Escolas Profissionais promotoras de Centros Novas Oportunidades.









quarta-feira, 8 de abril de 2009

Boa Páscoa...

São os votos do CNO da Escola Profissional do Infante!



terça-feira, 7 de abril de 2009

1ª Actividade Integradora do Curso EFA



No passado dia 2 de Abril, a turma do Curso EFA de Instalação e Manutenção de Sistemas Informáticos da Escola Profissional do Infante promoveu uma sessão de esclarecimento com o tema Telemóveis: O Uso ou Abuso? inserida na primeira Actividade Integradora.
O trabalho realizado abordou temas pertinentes, no que respeita aos efeitos da utilização excessiva dos telemóveis e dos seus equipamentos.
Partindo de uma contextualização histórica sobre a evolução do telemóvel até aos nossos dias, os alunos conseguiram demonstrar que o volume de vendas tem vindo a aumentar de forma drástica nos últimos anos e que, cada vez mais, se colocam questões ligadas à reciclagem dos equipamentos.
Em seguida, foi apresentada uma pesquisa sobre o impacto das antenas dos telemóveis na saúde pública, concluindo-se que não existem estudos científicos objectivos que alertem para cuidados específicos no uso dos mesmos.
A última apresentação incidiu sobre as transformações no uso da língua portuguesa, por parte dos jovens portugueses, com a massificação das sms.
Ao longo da sessão, foi constante a dinâmica interactiva com o público presente, resultando em momentos de exemplos práticos e considerações importantes sobre os comportamentos de cada um.