sexta-feira, 29 de abril de 2011

"O Referencial de Competências-Chave de Nível Básico: evolução nos 10 anos de existência"



O Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional do Infante esteve presente no passado dia 27 de Abril no Seminário subordinado ao tema "O Referencial de Competências-Chave de Nível Básico: evolução nos 10 anos de existência", organizado pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária António Sérgio, em Vila Nova de Gaia.
Após a abertura deste encontro pelo Director do CNO, Dr. António Teixeira, foi dada a palavra à Dra. Maria Francisca Simões, representante da Agência Nacional para a Qualificação, I.P. e ao Dr. António Dias Leite, representante da Direcção Regional de Educação do Norte, que lançaram os primeiros tópicos para a abordagem deste instrumento.
Seguiram-se as intervenções do Dr. José Manuel Castro, um dos autores do Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos Nível Básico, da Professora Joana Fernandes, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto e do Dr. Júlio Sá, Formador do CNO da Escola Secundária António Sérgio e autor da tese de doutoramente “O Desafio de Qualificar na Sociedade do Conhecimento – O Processo de RVCC”.
Balanço de competências, história de vida, portefólio, narrativa, valorização, metodologia, orientação, reconhecimento, validação e certificação de competências foram as palavras-chave do debate moderado pelo Dr. José Manuel Teixeira, Coordenador CNO da Escola Secundária António Sérgio e onde a partilha de conhecimento sobre esta temática foi constante e enriquecedora.
O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante agradece o acolhimento e a excelente organização!


Sem comentários: