quinta-feira, 1 de abril de 2010

Programa Desafio Emprego XXI


O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante marcou presença, no passado dia 30 de Março, na apresentação do “Programa Desafio Emprego XXI”, que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto.
Resultado de uma parceria entre o CITEVE e a Microsoft Portugal, este Programa tem como objectivo primordial o desenvolvimento de competências tecnológicas dos desempregados dos sectores tradicionais, em Portugal, de forma a conseguir o seu reingresso no mercado de trabalho.
Neste evento estiveram presentes Helena André, ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Braz Costa, director-geral do CITEVE, Luís Sousa, director de pequenas e médias empresas da Microsoft, que nas suas intervenções focaram três aspectos fundamentos para o desenvolvimento e consolidação de programas como este: a tecnologia, a inovação e a iniciativa. Sara Cruz, docente da Faculdade de Economia, apresentou os resultados de um estudo acerca da empregabilidade do Programa TII – Tecnologia, Inovação e Iniciativa, realizado em 2008.
Na segunda parte desta sessão de apresentação, houve lugar para a realização de uma mesa redonda, cuja moderação esteve a cargo do jornalista Daniel Catalão, que contou com a participação de Luís Capucha, presidente da Agência Nacional para a Qualificação, I. P., e de Silva Peneda, presidente do Conselho Económico e Social. Subordinado ao tema “Agenda 2020 para a União Europeia”, salientou-se alguns dos objectivos futuros: possibilitar emprego a 75% da população, retirar 20 milhões de pessoas da situação de pobreza e reduzir em 20% os gases com efeito de estufa.
A sessão de encerramento foi da responsabilidade de Rui Moreira, Presidente da Associação Comercial do Porto.



Sem comentários: