sexta-feira, 31 de julho de 2009

45 adultos já viram reconhecidas as suas competências!

Ao longo do mês de Julho, o Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional do Infante realizou algumas sessões de Júri de Certificação.

Foram momentos onde se cruzaram as competências adquiridas ao longo da vida e relatadas no Portefólio Reflexivo de Aprendizagens com as intervenções do Coordenador do CNO, da Avaliadora Externa, das Profissionais de RVC e das Formadoras das Áreas de Competências-Chave, com vista à deliberação sobre quais as competências a certificar no âmbito do processo de RVCC, níveis básico e secundário.

Para recordar, apresentamos aqui os melhores momentos…





terça-feira, 21 de julho de 2009

Colóquio “Crianças institucionalizadas: que futuro?”

O futuro das crianças institucionalizadas foi o mote do Colóquio que decorreu no dia 20 de Julho de 2009, organizado pelo Curso EFA de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade da Escola Profissional de Valongo e que decorreu no Auditório Dr. António Macedo, em Valongo, e no qual o CNO da Escola Profissional do Infante esteve presente.

Após a sessão de abertura a cargo do Dr. Carlos Silva, Director Geral da Escola Profissional de Valongo e da Dra. Cláudia Magalhães, Mediadora do Curso EFA, seguiu-se um painel de convidados que ao longo das suas intervenções focaram a institucionalização, os casos de sucesso e o futuro destas crianças, complementando com exemplos da vida prática.

O CNO da Escola Profissional do Infante congratula a Escola Profissional de Valongo pelo acolhimento e organização do evento!



sexta-feira, 10 de julho de 2009

Apresentação da publicação "A sessão de júri de certificação: momentos, actores, instrumentos - roteiro metodológico"


A Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ) apresentou, no dia 7 de Julho de 2009, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a publicação "A sessão de júri de certificação: momentos, actores, instrumentos – roteiro metodológico".
O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante esteve presente nesta Apresentação, uma vez que considera fundamental contribuir para o reforço da qualidade e rigor técnico da etapa de certificação, nomeadamente, da realização da sessão de júri de certificação dos processos de RVCC.
Moderado pela Dra. Maria do Carmo Gomes, Vice-Presidente da ANQ, contou com as intervenções da Dra. Maria Francisca Simões (Directora do Departamento de Coordenação e Gestão da Rede de Centros Novas Oportunidades da ANQ) que fez o enquadramento publicação da autoria de Teresa Gaspar, Cristina Milagre e de João Lima (Avaliador Externo).
A título de comentário, Artur Dagge desenvolveu o tema "A identidade e o papel do avaliador externo nos processos de RVCC", dando exemplos da sua experiência enquanto Avaliador Externo.
A sessão encerrou com a intervenção do Dr. Luís Capucha, Presidente da ANQ, que reforçou o empenho dos membros das equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades e avaliadores externos naquele que é um momento importante: a certificação do adulto.



Auto-Avaliação dos CNO

Realizou-se no passado dia 7 de Julho, uma sessão de Informação / Formação sobre o Modelo de Auto-Avaliação dos Centros Novas Oportunidades, que decorreu nas instalações da Escola Básica Integrada com Jardim-de-infância Vasco da Gama, em Lisboa.
Tratando-se de uma sessão de informação / formação inscrita nas actividades de acompanhamento, apoio e formação aos Centros Novas Oportunidades, promovidas pela Agência Nacional para a Qualificação, o Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante esteve presente nesta iniciativa, na pessoa do seu Coordenador, Dr. Hugo Martins.
A Universidade Católica Portuguesa, através de uma equipa coordenada pelo Professor Roberto Carneiro, encontra-se a realizar um estudo de "Avaliação Externa da Iniciativa Novas Oportunidades", num quadro de avaliação sistémica da política pública concretizada na Iniciativa Novas Oportunidades – Eixo Adultos.
Entre várias dimensões de avaliação, este estudo inclui o desenvolvimento de um modelo de Auto-Avaliação especificamente direccionado para os Centros Novas Oportunidades, que assim disporão de uma ferramenta de apoio à gestão do seu funcionamento e desempenho, baseada na auto-avaliação e monitorização da actividade, tal como preconizado na "Carta de Qualidade dos Centros Novas Oportunidades".
A aplicação do modelo de auto-avaliação será efectuada de forma faseada e iniciou-se já, no presente ano, apenas para os Centros criados antes de 2008, uma vez que a "antiguidade" é um factor essencial para se poder proceder a uma análise de evolução temporal do desempenho.
No término desta sessão, ficou a certeza de que, no ano de 2010, a aplicação do modelo de auto-avaliação será estendida aos Centros Novas Oportunidades criados no ano de 2008, no sentido destes poderem ir incorporando algumas práticas que facilitem a adopção do modelo de auto-avaliação.



Percursos de Dupla Certificação

Decorreu no dia 1 de Julho de 2009, no Centro de Formação do IEFP, em Santarém, um Seminário organizado pela ANESPO e subordinado ao tema: “Percursos de Dupla Certificação: Uma Estratégia de Diversificação da Oferta Formativa” e onde o CNO da Escola Profissional do Infante marcou presença.
Durante cerca de 3 horas e meia, abordaram-se aspectos relacionados com a articulação entre Catálogo Nacional de Qualificações e a oferta de Cursos de Educação e Formação de Adultos de dupla Certificação, salientando a importância da regulação de uma rede como prioridade para o ajustamento entre oferta e procura dos referidos Cursos EFA.
Focou-se, ainda, a aposta na mobilização da procura, com o objectivo de adequar as necessidades do adulto àquilo que é fundamental: a sua qualificação.
Houve, também, espaço para a reflexão em torno do que acontece no Algarve, nomeadamente, a metodologia de articulação regional.
No fim, concluiu-se que existe a necessidade de haver mais percursos de dupla certificação. Porém, subjacente a isso, há que criar, sem dúvida, a nível regional, uma estratégia de diversificação da oferta formativa.