sexta-feira, 10 de julho de 2009

Auto-Avaliação dos CNO

Realizou-se no passado dia 7 de Julho, uma sessão de Informação / Formação sobre o Modelo de Auto-Avaliação dos Centros Novas Oportunidades, que decorreu nas instalações da Escola Básica Integrada com Jardim-de-infância Vasco da Gama, em Lisboa.
Tratando-se de uma sessão de informação / formação inscrita nas actividades de acompanhamento, apoio e formação aos Centros Novas Oportunidades, promovidas pela Agência Nacional para a Qualificação, o Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante esteve presente nesta iniciativa, na pessoa do seu Coordenador, Dr. Hugo Martins.
A Universidade Católica Portuguesa, através de uma equipa coordenada pelo Professor Roberto Carneiro, encontra-se a realizar um estudo de "Avaliação Externa da Iniciativa Novas Oportunidades", num quadro de avaliação sistémica da política pública concretizada na Iniciativa Novas Oportunidades – Eixo Adultos.
Entre várias dimensões de avaliação, este estudo inclui o desenvolvimento de um modelo de Auto-Avaliação especificamente direccionado para os Centros Novas Oportunidades, que assim disporão de uma ferramenta de apoio à gestão do seu funcionamento e desempenho, baseada na auto-avaliação e monitorização da actividade, tal como preconizado na "Carta de Qualidade dos Centros Novas Oportunidades".
A aplicação do modelo de auto-avaliação será efectuada de forma faseada e iniciou-se já, no presente ano, apenas para os Centros criados antes de 2008, uma vez que a "antiguidade" é um factor essencial para se poder proceder a uma análise de evolução temporal do desempenho.
No término desta sessão, ficou a certeza de que, no ano de 2010, a aplicação do modelo de auto-avaliação será estendida aos Centros Novas Oportunidades criados no ano de 2008, no sentido destes poderem ir incorporando algumas práticas que facilitem a adopção do modelo de auto-avaliação.



Sem comentários: