domingo, 29 de maio de 2011

I Seminário Motivar vs Exigir – Desafios actuais da Educação de Adultos

Realizou-se, na passada sexta-feira, no Auditório da Escola EB 2,3 Leça do Balio, o I Seminário “Motivar vs Exigir – Desafios actuais da Educação de Adultos”, organizado pelo Centro Novas Oportunidades da Escola EB 2,3 Leça do Balio.
Após a abertura da sessão pela Dra. Conceição Pinto, Coordenadora do Centro Novas Oportunidades da Escola EB 2,3 Leça do Balio, seguiram-se as intervenções da Dra. Cristina Faria, Professora de Alfabetização, do Dr. Sérgio Cortinhas, Avaliador Externo, da Dra. Isabel Gomes, doutoranda na área da Educação de Adultos e Avaliadora Externa e da Dra. Olívia Santos Silva, Coordenadora da Enop da DREN.
Ao longo de cerca três horas, foram focados aspectos subjacentes à prática diária de um Centro Novas Oportunidades: a importância da aprendizagem da Língua Portuguesa, as competências básicas de um candidato (leitura, escrita e cálculo), o papel de um avaliador externo na validação e certificação de competências e a vida depois de uma certificação.
O Seminário encerrou com as palavras do Dr. Fernando Alves, Director do Centro Novas Oportunidades da Escola EB 2,3 Leça do Balio.
O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante agradece o acolhimento e a excelente organização!


domingo, 22 de maio de 2011

Mostra da Oferta Educativa e Formativa de Vila Nova de Gaia





Encerrou, ontem, às 22 horas, a Mostra da Oferta Educativa e Formativa do concelho Vila Nova de Gaia – Educar, para o ano lectivo 2011/2012.
Organizado pelo Município de Vila Nova de Gaia, através do Pelouro da Educação, este evento contou com a presença de 42 instituições educativas e formativas, desde agrupamentos escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico e Escolas Secundárias, até aos estabelecimentos de Ensino Superior, quer públicos quer privados, envolvendo ainda entidades ligadas ao ensino das artes, designadamente música e dança, que proporcionaram a todos os visitantes toda a informação sobre a sua oferta educativa e formativa.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mostra da Oferta Educativa e Formativa de Vila Nova de Gaia


Saiba quais as ofertas ao nível da Educação e Formação, no concelho de Vila Nova de Gaia, para o ano lectivo 2011/2012.

Dirija-se ao nosso stand... temos novidades para si!


domingo, 15 de maio de 2011

Mostra da oferta educativa e formativa

Nos dias próximos dias 19, 20 e 21 de Maio (5ª, 6ª e sábado) decorrerá no El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia, uma mostra da oferta educativa e formativa do Município de Vila Nova de Gaia.
O objectivo desta iniciativa é mostrar que o 3º concelho mais populoso do país é rico em oferta educativa e/ou formativa para jovens e adultos.
O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante estará presente das 18 às 22 horas e aguarda pela vossa visita!


terça-feira, 10 de maio de 2011

Seminário “EFAcil Ler: promoção da leitura em público adulto”



No passado sábado, dia 07 de Maio, teve lugar o Seminário “EFAcil Ler: promoção da leitura em público adulto”, na Casa do Povo de Vizela, promovido pela Câmara Municipal de Vizela realizado, em paralelo com a Biblioteca Municipal Jorge Antunes e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
A abertura da sessão foi da responsabilidade do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Dinis Costa, que salientou a importância que o livro tem na nossa vida quotidiana e no desenvolvimento do ser humano, ilustrando com exemplos relativos ao impacto nos adultos que aderiram a esta iniciativa.
Seguiu-se a apresentação, de uma forma sucinta, do Projecto EFAcil LER pela Dra. Dora Gaspar, Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vizela.
Outras das presenças assinaladas foi a do Comissário Nacional do Plano Nacional de Leitura, Dr. Fernando Pinto Amaral. Na sua intervenção, sublinhou a necessidade de criar hábitos de leitura desde os primeiros anos de vida, de forma a enraizar hábitos diária de leitura.
Outra das presenças assinalada foi a do Presidente da Agência Nacional de Qualificação, I. P., Dr. Luís Capucha, que centrou a sua intervenção na credibilidade e no impacto que a Iniciativa Novas Oportunidades tem na sociedade actual.
Em representação da Direcção Regional de Educação do Norte esteve o Dr. Zeferino Lemos, que focou o trabalho desenvolvido, em torno das práticas de literacia e da promoção da leitura e do livro, a nível escolar.
Após uma pausa para almoço, seguiram-se várias intervenções no sentido de divulgar o trabalho levado a cabo no âmbito deste projecto. Quer formadores, quer formandos dos Cursos EFA envolvidos destacaram as vantagens da leitura, como forma de desenvolvimento pessoal e profissional.
O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante agradece o acolhimento e a excelente organização!