segunda-feira, 11 de outubro de 2010

RVCC PRO – Partilha, Reflexão e Operacionalização

Decorreu na passada sexta-feira, na Fundação Dr. António Cupertino Miranda, no Porto, o Seminário intitulado “RVCC PRO – Partilha, Reflexão e Operacionalização”, promovido pelo Centro Novas Oportunidades (CNO) do Instituto da Soldadura e da Qualidade (ISQ) e no qual o CNO da Escola Profissional do Infante esteve presente.
Após a sessão de abertura sob a responsabilidade da Directora daquele CNO, Dra. Sofia Borges Araújo, seguiram-se as intervenções da Dra. Francisca Simões, da Agência Nacional para a Qualificação, I.P. e do Eng. Pedro Guimarães do CNO do Citex que sublinharam o crescimento que o processo de RVCC PRO está a ter na rede de CNO (em 2010, 114 CNO), principalmente, na região Norte do país, quais as características dos mesmos, qual a sua função no âmbito dos processos de Aprendizagem ao Longo da Vida, quais os instrumentos de avaliação, a sua “marca” no Catálogo Nacional de Qualificações e quais as etapas de intervenção e os intervenientes.
O segundo momento do Seminário centrou-se nos testemunhos, em torno da implementação do processo de RVCC PRO, do Eng. Pedro Pinto, do CNO do ISQ, da Dra. Andreia Pinto, do CNO do Centro de Formação para o Sector Terciário e da Dra. Susana Ribeiro, do CNO do CICCOPN.
O Seminário não encerrou sem antes os presentes ouvirem os testemunhos sobre a credibilização deste processo pelos agentes económicos: Sr. Abel Pinto da empresa Selfclima e Dra. Isabel Gomes, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante agradece o acolhimento e a excelente organização!