segunda-feira, 26 de julho de 2010

Discutir ideias, Encontrar caminhos – A actividade dos CNO em debate



O Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional do Infante marcou presença, no passado dia 20 de Julho, na Biblioteca da Fundação de Serralves, no Porto, no Seminário "Discutir ideias, Encontrar caminhos – A actividade dos CNO em debate", organizado pelo CNO do Centro de Serviços e Apoio às Empresas (CESAE).
Coube, então, ao Director do CNO do CESAE, Dr. António Pêgo, as honras de abertura do debate, seguindo-se as intervenções da Dra. Maria do Carmo Gomes, Vice-Presidente da Agência Nacional para a Qualificação, I. P., do Dr. Luís Alcoforado, da Universidade de Coimbra e do Dr. José Pedro Amorim, da Universidade Católica Portuguesa.
Este debate centrou-se, essencialmente, em torno das questões inerentes ao encaminhamento dos candidatos inscritos no CNO e nas funções do Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento. Não obstante, outras questões foram focadas, tais como a articulação entre as experiências de vida dos candidatos, os Referenciais de Competências-Chave (nível básico e nível secundário) e a certificação parcial.
Após uma pausa, decorreu a Cerimónia de Entrega de Diplomas aos trabalhadores da Fundação Serralves que concluíram o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades.
O CNO da Escola Profissional do Infante felicita o CNO do CESAE pela iniciativa e pelo excelente acolhimento.


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Encontro de Monitorização e Acompanhamento de CNO

No passado dia 7 de Julho de 2010, o Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional do Infante participou no Encontro de Monitorização e Acompanhamento de Centros Novas Oportunidades, organizado pela Equipa das Novas Oportunidades da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e que decorreu na Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos.
A abertura do Encontro coube à Dra. Olívia Santos Silva, Coordenadora da Equipa das Novas Oportunidades da DREN, que focou a importância da criação, manutenção e dinamização da rede, da necessidade de aferir, com ritmo, os tempos entre as diferentes etapas de intervenção, a importância de denunciar as fraudes e a realização de júris de certificação abertos ao público em geral. Sublinhou, ainda, o facto de as equipas terem de trabalhar com qualidade e rigor dos procedimentos, citando o recente livro da Dra. Maria de Lurdes Rodrigues, ex-Ministra da Educação.
De seguida, a convite da DREN, decorreu a apresentação de dois Centros Novas Oportunidades: FOR-MAR e Escola Profissional do Infante.
O Centro Novas Oportunidades da FOR-MAR abordou os constrangimentos do candidato e da equipa pedagógica e as estratégias de motivação utilizadas.
No que diz respeito ao Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante, esteve sob a responsabilidade do seu Coordenador, Dr. Hugo Martins, a apresentação que focou aspectos fundamentais, tais como: as mais-valias, os constrangimentos e as estratégias do CNO, os indicadores de qualidade – as certificações parciais (de nível básico e de nível secundário) e o encaminhamento para ofertas externas – e os desafios para o futuro.
De tarde, decorreram quatro grupos de trabalho, que debateram aspectos inerentes às funções do Director / Coordenador, Profissionais de RVC, Formadores e Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento, desde as estratégias utilizadas no balanço e validação de competências, passando pelas competências em Língua Estrangeira até ao encaminhamento para ofertas formativas e educativas.
Após a apresentação das conclusões de cada grupo de trabalho, a Dra. Olívia Santos Silva encerrou o Encontro sublinhando, mais uma vez, a importância de uma rede dinâmica e da entrega que cada um que trabalha no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades deve ter.


sexta-feira, 9 de julho de 2010

6 meses de Júris de Certificação

Nos últimos 6 meses, o Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante realizou diversos Júris de Certificação, de nível básico e de nível secundário, no âmbito do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
Tratando-se de um momento tão importante para cada um dos nossos adultos certificados, não poderíamos deixar de registar e de partilhar, aqui, alguns desses momentos!