quarta-feira, 26 de maio de 2010

Plano Nacional de Leitura: Uma nova oportunidade para adultos em processo de RVCC


O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante esteve presente, ontem, no Encontro "Plano Nacional de Leitura: Uma nova oportunidade para adultos em processo de RVCC", a convite do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Ponte de Lima e que decorreu no Teatro Diogo Bernardes.
A dar as boas-vindas esteve a Directora do Centro Novas Oportunidades, Dra. Ana Paula Gonçalves, que sublinhou a importância que momentos como estes têm no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
A moderar este Encontro esteve a Dra. Augusta Trigueiro, da Equipa de Apoio às Escolas de Viana do Castelo, que contou com as intervenções da Dra. Maria do Carmo Gomes, Vice-Presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), da Dra. Raquel Ramos, Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, do Prof. Dr. Luís Alcoforado, docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade da Coimbra e da Dra. Paula Luís, do Plano Nacional de Leitura.
No âmbito do projecto «Novas Oportunidades a Ler+» e com base nas linhas orientadoras do Plano Nacional de Leitura, analisou-se a dinâmica que os Centros Novas Oportunidades introduziram nas suas práticas, as competências básicas de literacia e a relação geracional e comunitária.
O CNO da Escola Profissional do Infante agradece o convite e o excelente acolhimento.



segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sessão de Júri de Certificação em Viana do Castelo

No dia 8 de Maio de 2010, o Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante marcou presença numa iniciativa única: uma sessão colectiva de certificação de adultos.
Os nove Centros Novas Oportunidades do distrito de Viana do Castelo organizaram este Júri de Certificação, com a finalidade de promover e divulgar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), níveis básico e secundário, partilhar experiências com outros Centros Novas Oportunidades e abrir a sessão pública de certificação a uma comunidade mais abrangente, de forma a legitimar o processo de certificação de competências.
Esta iniciativa decorreu no âmbito da II Mostra de Educação e Formação do Distrito de Viana do Castelo que se realizou nos dias 6, 7 e 8 de Maio, no Pavilhão de Exposições da Associação Industrial do Minho, em Viana do Castelo.
Organizada por 25 instituições de ensino do distrito de Viana do Castelo, com o apoio da Direcção Regional de Educação do Norte, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Associação Industrial do Minho e do Grupo Crédito Agrícola, a iniciativa pretendeu divulgar a oferta formativa e educativa do distrito, desde o Ensino Básico ao Superior, passando pelas Novas Oportunidades.



II Momento de Partilha – Nós em Rede


O Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional do Infante esteve presente, na passada quinta-feira, dia 6 de Maio, no II Momento de Partilha – Nós em Rede, a convite do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundário de S. Pedro da Cova.
A sessão de abertura esteve a cargo da Dra. Teresa Gandra, Directora do CNO, seguindo-se as intervenções do Dr. José Pedro Amorim, Professor da Universidade Católica Portuguesa, do Dr. José Manuel Castro, Sub-Delegado Regional do Norte do IEFP, da Dra. Olívia Santos Silva, Coordenadora da Equipa das Novas Oportunidades da DREN e da Dra. Maria Francisca Simões, responsável pelo Departamento de Coordenação e Gestão da Rede de Centros Novas Oportunidades da Agência Nacional para a Qualificação, I.P..
Debateram-se, então, não só temas inerentes à educação e formação de adultos, bem como a missão dos novos formadores; e, conheceram-se os dados, de Abril de 2010, relativos ao número de encaminhamentos e certificados.
Este II Momento de Partilha não terminou sem que todos ficassem a conhecer a nova plataforma de ofertas formativas e educativas existentes do concelho de Gondomar. No final, procedeu-se à entrega de diplomas aos adultos que aumentaram as suas qualificações no âmbito das Novas Oportunidades.
O CNO da Escola Profissional do Infante agradece o acolhimento e felicita a organização.