quarta-feira, 31 de março de 2010

CNO: Entre Balanços e Interacções


No dia 29 de Março de 2010, o Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional do Infante esteve presente em mais um Encontro de Centros Novas Oportunidades.
O Encontro “CNO: Entre Balanços e Interacções” organizado pela Escola Secundária de Rio Tinto contou com a presença de vários ilustres convidados, entre eles o Professor Dr. Luís Capucha, Presidente da Agência Nacional para a Qualificação, I.P., Dr. Queiroz e Melo da Universidade Católica Portuguesa, Dr. João Gouveia e o Dr. José Luís Gonçalves da ESE Paula Frassinetti, a Dra. Márcia Fonseca, Profissional de RVC do CNO da Escola Secundária de Rio Tinto e a Dra. Márcia, Estagiária de Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, tendo como Moderadora a Dra. Olívia Santos Silva.
Relativamente ao contributo do Dr. Luís Capucha, este incidiu sobre a importância da Iniciativa Novas Oportunidades, visto o défice de qualificação muito significativo face aos países mais desenvolvidos.
O Dr. Queiroz e Melo presenteou-nos com a importância da auto-avaliação dos Centros Novas Oportunidades e apresentou os estudos referentes a esta avaliação.
Em seguida, o Dr. João Gouveia reflectiu sobre a evolução do conceito de competência.
No que diz respeito à comunicação do Dr. José Luís Gonçalves, esta focou o tema «Coaching educativo nos Centros Novas Oportunidades».
Para finalizar o Encontro, a Dr. Márcia Fonseca elaborou uma reflexão crítica acerca das perspectivas pós RVCC, juntamente com a Dra. Juliana Francisco que apresentou o seu relatório de estágio de mestrado.
Agradecemos o convite para estarmos presentes e aguardamos novos Encontros.



Qualificar Portugal

Foi no dia 19 de Março de 2010 que decorreu, na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico, em Lisboa, o Seminário “Qualificar Portugal”, da responsabilidade dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, através da Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ).
O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante esteve representado nas pessoas do seu Director e Coordenador.
Com o objectivo de apresentar o Catálogo Nacional de Qualificações, ao longo dos trabalhos deste seminário, vários foram os aspectos abordados: o balanço deste instrumento para a regulação da oferta formativa desde 2007 até ao momento, as suas perspectivas de desenvolvimento, a procura de qualificações, o QREN, a perspectiva europeia de regulação sectorial das qualificações, nomeadamente, o caso espanhol, o mercado de trabalho e a vertente empresarial.
Neste sentido, foram enriquecedoras as intervenções do Dr. Luís Capucha, presidente da ANQ, da Dra. Maria do Carmo Gomes e do Dr. Paulo Feliciano, Vice-presidentes da ANQ, da Dra. Maria Helena André, Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, da Dra. Isabel Alçada, Ministra da Educação, do Dr. Valter Lemos, Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, entre outros.



sexta-feira, 19 de março de 2010

Literacia familiar – CNO uma oportunidade dupla


Decorreu no passado dia 11 de Março, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, o seminário subordinado ao tema “Literacia familiar – CNO uma oportunidade dupla”, organizado pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante esteve presente neste seminário que contou com a presença da Dra. Olívia Santos Silva (ENOP da DREN) e das investigadoras Dra. Patrícia Ávila (ISCTE) e Dra. Lucília Salgado (ESE de Coimbra).
Ao longo de aproximadamente 4 horas, focaram-se aspectos inerentes à literacia familiar: analfabetismo, escolarização, técnicas de desenvolvimento pessoal, social e cultural e a relação pais / filhos e sua dinâmica.
O CNO da Escola Profissional do Infante felicita o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso pelo excelente acolhimento e organização.



sexta-feira, 5 de março de 2010

Novas Oportunidades a Ler+


Foi apresentado no passado dia 3 de Março, na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, o Projecto “Novas Oportunidades a Ler+”,
O Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante esteve presente nesta iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e que “pretende criar hábitos de leitura junto do público adulto dos Centros Novas Oportunidades e dos seus círculos de familiares e amigos e apoiar o processo de desenvolvimento e consolidação de competências nesta matéria”.
Esta apresentação contou com as intervenções do Dr. Luís Capucha, Presidente da ANQ, do Prof. Fernando Pinto do Amaral, Comissário do PNL, da Dra. Maria Francisca Simões, responsável pelo Departamento de Coordenação e Gestão da Rede de Centros Novas Oportunidades da ANQ e da Dra. Filomena Cravo, do PNL.
A segunda parte do Encontro centrou-se num momento de partilha de actividades desenvolvidas nos Centros Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico D. Inês de Castro, de Alcobaça e Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, de Alcáçovas.
O CNO da Escola Profissional do Infante agradece o convite, a iniciativa e o acolhimento.



Técnico Administrativo, Um Elemento Esquecido

O objectivo era a troca de experiências. Foi com este intuito que o Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária de Valbom, em Gondomar, realizou na passada quarta-feira, o I Encontro de Técnicos Administrativos.
Com o tema «Técnico Administrativo, Um Elemento Esquecido», a Coordenadora do CNO, Isabel Santos, frisou a falta de formação específica que existe por parte da Agência Nacional para a Qualificação, no que respeita aos técnicos administrativos, referindo ainda que estes são o primeiro contacto que qualquer adulto enfrenta, aquando a sua chegada a qualquer CNO.
Dando continuidade ao que estava estipulado, os presentes seguiram para os respectivos grupos de discussão, tornando o objectivo do Encontro, a partilha de experiências, mais real.
Todos os grupos foram moderados pela equipa organizadora, que também estipulou antecipadamente os temas discutidos entre os quais: O papel do Técnico Administrativo no Acolhimento; A organização do Processo Técnico Pedagógico e do Dossiê Administrativo; Parceria entre o Técnico Administrativo e o Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento e Pedidos de reembolso: o que é elegível.
Após a reunião dos grupos, todos os presentes tiveram oportunidade de ouvir as conclusões retiradas das discussões e reter algumas informações preciosas para os respectivos Centros.
O I Encontro de Técnicos Administrativos contou com a presença de formadores, consultores financeiros, coordenadores e técnicos administrativos, representando 73 Centros Novas Oportunidades.