terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fórum “Profissionais das Novas Oportunidades: Pessoas, Contextos e Interacções”

Teve lugar na passada sexta-feira, dia 19, o Fórum “Profissionais das Novas Oportunidades: Pessoas, Contextos e Interacções”, organizado pelo Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária/3 de Alfena e no qual o CNO da Escola Profissional do Infante esteve presente.
Este Fórum contou com a presença da Dra. Maria do Carmo Gomes, Vice-Presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), da Dra. Olívia Santos Silva, Coordenadora da Equipa das Novas Oportunidades da DREN e do Dr. José Manuel Castro, Sub-Delegado Regional do Norte do IEFP.
Foi um dia enriquecedor em troca de experiências e de saberes, uma vez que a escolha do tema foi bastante pertinente, nas palavras da Dra. Maria do Carmo Gomes, foi «o dia para falar sobre quem trabalha nos Centros Novas Oportunidades».
Neste sentido, o contributo da Vice-Presidente da ANQ foi significativo, já que divulgou números relativos não só à rede (distribuição regional, entidades promotoras, ano de criação), bem como às equipas técnico-pedagógicas dos CNO (número de elementos envolvidos, função desempenhada, caracterização sócio-demográfica, vínculo contratual).
Por outro lado, a Dra. Olívia Santos Silva presenteou todos os participantes com uma apresentação em torno do que é ser profissional hoje, enunciando quais os princípios orientadores da prática e quais os valores e critérios de actuação.
No que diz respeito à comunicação do Dr. José Manuel Castro, destaca-se a visão comparativa entre as práticas portuguesas e estrangeiras.
Paralelamente a estas intervenções, ainda, houve lugar para a realização de grupos de trabalho para debate e partilha de práticas diárias no âmbito dos CNO, seguida da apresentação das conclusões dos vários grupos.
Importante foi, também, o testemunho de quem trabalha no campo – a Dra. Diana Quitério, Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento do CNO da Escola Secundária de Valongo – e de quem passou por um CNO: a D. Idalina Ferreira, certificada (nível secundário) pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária/3 de Alfena.
O dia terminou com a entrega de diplomas aos adultos recentemente certificados neste CNO.
O CNO da Escola Profissional do Infante agradece o convite, a iniciativa e o acolhimento.