segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Júris de Certificação – Dezembro

Ao longo do ano de 2009, foram vários os momentos em que os adultos, que frequentaram o processo de RVCC (níveis básico ou secundário), partilharam, não só com o Júri de Certificação, bem como com todos os que assistiram, as competências adquiridas ao longo da vida em diferentes contextos.

Neste sentido, o CNO da Escola Profissional do Infante apresenta os momentos dos últimos Júris de Certificação de 2009.





quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Boas Festas…

Natal


O CNO da Escola Profissional do Infante deseja a todos um Bom Natal e que, em 2010, surjam Novas Oportunidades!



3º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades




Decorreu no passado dia 14 de Dezembro, no Centro de Congressos de Lisboa, o 3º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades, promovido pela Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), no qual o CNO da Escola Profissional do Infante esteve presente.
Subordinado ao tema "Voltar a estudar… continuar a aprender", este Encontro reuniu elementos das equipas técnico-pedagógicas dos 455 Centros Novas Oportunidades, actualmente, em funcionamento, avaliadores externos acreditados, peritos e especialistas nos domínios da Educação e Formação de adultos, bem como técnicos e representantes dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação.
Este Encontro assumiu-se como um espaço de discussão e de reflexão, tendo sido apresentado, na primeira parte, um estudo sobre a literacia familiar; na segunda parte, foram partilhadas algumas metodologias adoptadas localmente, para resposta a questões concretas, tais como a constituição de uma rede local de educação e formação em Vila Nova de Famalicão, a adopção, pelos Centros Novas Oportunidades pertencentes ao Instituto do Emprego e Formação Profissional, de uma metodologia de "espera activa" ao dispor dos formandos inscritos para um percurso de qualificação e a criação de redes promotoras de aprendizagem ao longo da vida, mediante a valorização das certificações parciais, desenvolvidas pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Caldas das Taipas; por fim, na terceira parte, a Dra. Maria do Carmo Gomes, Vice-Presidente da ANQ, trouxe à discussão o balanço do trabalho efectuado pelos Centros Novas Oportunidades ao longo do ano de 2009, assim como os novos desafios para o ano de 2010.
A sessão de encerramento deste Encontro contou com a presença do Dr. Luís Capucha, Presidente da ANQ, da Dra. Helena André, Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social e do Eng. José Sócrates, Primeiro-Ministro.
Este ano e de forma a permitir o acesso ao maior número de pessoas dos conteúdos e trabalhos desenvolvidos durante o 3º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades, a Agência Nacional para a Qualificação assegurou a transmissão em directo deste evento através do Portal Novas Oportunidades, http://www.novasoportunidades.gov.pt/.