quarta-feira, 27 de maio de 2009

"Educação de Adultos e Certificação de Competências: Processos de e com Qualidade"

Aceitando o convite que foi endereçado pelo CNO “A Ribeirinha”, o CNO da Escola Profissional do Infante deslocou-se, no dia 27 de Maio de 2009, a Vila do Conde, com o objectivo de participar no Seminário "Educação de Adultos e Certificação de Competências: Processos de e com Qualidade", organizado por este mesmo CNO.
Contando com a presença de várias individualidades, entre elas, a Dra. Margarida Moreira, Directora da Direcção Regional de Educação do Norte, o Eng. Mário Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, a Dra. Manuela Freire, em representação da Agência Nacional para a Qualificação e a Prof. Dra. Estela Lamas, do Instituto Jean Piaget, este Seminário centrou-se no debate de ideias em torno da qualidade na Educação de Adultos e na forma como se validam competências. Contou, ainda, com a presença do Prof. Dr. Leôncio Vega Gil, da Universidade de Salamanca, que através de uma análise comparativa entre Portugal e Espanha, sublinhou a importância que o Ensino Profissional assume no país vizinho, nomeadamente, como rampa de lançamento para a vida profissional.
Neste Seminário participaram, também, dois Centros Novas Oportunidades: CNO da Escola Secundária Camilo Castelo Branco e o CNO da Escola Secundária Tomás Pelayo que contemplaram a audiência com as suas práticas no âmbito do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
Por último, o Seminário terminou com o testemunho de dois adultos que frequentam o Processo de RVCC e com uma sessão solene de entrega de Diplomas a adultos certificados pelo CNO “A Ribeirinha”.
O CNO da Escola Profissional do Infante felicita o CNO “A Ribeirinha” pelo excelente acolhimento e organização.



quinta-feira, 7 de maio de 2009

Inauguração Oficial do CNO




O passado dia 4 de Maio de 2009 ficou marcado como o dia da inauguração oficial do Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional do Infante.
A reconhecer e a validar competências adquiridas ao longo da vida desde o dia 1 de Setembro de 2008, assinalou-se este momento festivo com a realização do 1º Júri de Certificação no âmbito do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e com a entrega dos certificados das Formações Modulares Certificadas (FMC).
No seu discurso inaugural, o Director do CNO, Dr. Jorge Soares, após ter dado as boas-vindas aos presentes e apresentado todos os elementos da equipa do CNO, felicitou todos aqueles que se encontram a reconhecer as suas competências através do Processo de RVCC e a aumentar os seus níveis de qualificação através do Curso EFA e das Formações Modulares Certificadas.
Aproveitando a oportunidade, o Coordenador do CNO, Dr. Hugo Martins, sublinhou a qualidade e o rigor com que se tem pautado o trabalho desenvolvido pela equipa durante estes meses e a prova disso é o número de pessoas que, diariamente, procura o CNO para aí aumentar o seu nível de qualificação.
A convite do CNO, esteve presente o Dr. José Luís Presa, Presidente da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais, que no seu discurso enfatizou a importância do reconhecimento da Aprendizagem ao Longo da Vida como factor de desenvolvimento não só pessoal, mas também social, com a finalidade de atingir níveis satisfatórios de educação e formação dos portugueses.
Após a entrega dos certificados das FMC, teve lugar o Júri que certificou 9 adultos: 4 do nível básico e 5 do nível secundário.
Para finalizar, a Avaliadora Externa, Dra. Filomena Sousa, destacou o empenho e entrega da equipa técnico-pedagógica que acompanhou cada adulto certificado, realçando a grande qualidade e responsabilidade com que conduziram este processo.
Em ambiente de festa, este dia culminou com um convívio entre todos aqueles que, diariamente, encontram no CNO da Escola Profissional do Infante uma porta de entrada para a valorização pessoal, profissional e social, porque, na verdade, aprender compensa…